quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Melhores Filmes de 2010

Como não poderia ser diferente, vou começar pelo que já está feito, minha listinha de melhores filmes de 2010. A relação já foi divulgada no meu Twitter (@DanielQuintal ) e me fez ouvir coisas do tipo "sério que você acha um filme argentino melhor do que 'A Origem' "?

Deixando o momento xenófobo de lado, vamos a lista:

1. O Segredo dos Seus Olhos
E daí que o Campanella abusa do melodrama e dos clichês como portas e estações de trem? Seu melhor filme conta a história de um amor reprimido dentro de uma repartição judiciária com fortes elementos de suspense rondando a história. Destaque pro plano sequência perfeito de uma perseguição em pleno estádio de futebol durante uma partida Huracán x Racing.

2. A Origem
Como fazer um blockbuster engenhoso (e onírico) que prenda a audiência na trama todo o tempo? Atualmente, Christopher Nolan é um dos únicos que pode conseguir tal feito no cinema. Uma trama cheia de camadas, tótens, referências filosóficas, diferentes tempos e ótimas atuações.

3. Abutres
Mais um argentino e mais um com Ricardo Darín (filme argentino estrelado pelo Darín chega a parecer pleonasmo). Filme envolve personagens podres, exploração do sofrimento alheio e críticas ao serviço de saúde (filme argentino com crítica política e social é o próprio pleonasmo corporificado) que se converge para um último terço com muita ação.

4. Tropa de Elite 2
O desafio da continuação teve resultado plenamente satisfatório em um filme mais denso e menos unidimensional do que o primeiro. E nada como ver um parlamentar corrupto tomando uns tapas do Capitão Nascimento, personagem que endossa Wagner Moura como o ator mais representativo do cinema nacional na última década.

5. Tetro
Após tantos anos, Coppola trouxe uma intrincada e tensa história de família mal resolvida tendo como fundo uma Buenos Aires lindamente fotografada em preto e branco.

6. A Rede Social
Excelente filme em que a engenhosa e milionária ideia da criação do Facebook acaba ficando de pano de fundo para uma história da crise de uma amizade e principalmente sobre sociabilidade, no sentido antigo da palavra.

7. Machete
Um bom trash despretensioso e sanguinário. Revolucionários insurgentes mexicanos conseguiram até democratizar a canastrice. Do monstro sagrado De Niro até o valentão inexpressivo Steven Seagal, todos vestiram a camisa da galhofa

8. Dois Irmãos
Mais um exemplar hermano (literalmente) na lista. Relacionamento entre irmãos na maturidade que abrange o egoísmo e a resignação em seus pólos. Tudo abordado de forma singela e elegante e com toques de humor e melancolia.

9. Ilha do Medo
Scorsese consegue repassar todo o sentimento de claustrofobia e inquietude contando mais uma vez com um DiCaprio fazendo papel conturbado psicologicamente.

10. Uma noite em 67
Pode não ser bom como documentário, mas é um retrato belíssimo de um momento de efervescência da nossa música, mesmo que sufocado em um grande circo de manipulação que era a TV naqueles anos. Já vale pelos registros musicais completos não serem interrompidos por comentários dos entrevistados.

Observações
-Estabeleci como critério de filme de 2010 a data de estreia nos cinemas do Brasil
-Filmes como "Senna" e "Alice" merecem menção honrosa. Tudo bem que todo mundo esperava mais quando soube que o Tim Burton filmaria Alice
-Antes que perguntem, não vi dezenas de filmes que gostaria em 2010, desde "A Fita Branca" até "Scott Pilgrim"

4 comentários:

  1. O destaque do melhor filme da sua lista foi retirado da bruxa de blair.
    É sério que tem um filme brasileiro na sua lista e ainda em quarto lugar.
    Você não deve ter visto muitos filmes em 2010, mas pelo menos os filmes são bons (não os melhores).

    Abraços,

    Andre Ramiro

    ResponderExcluir
  2. Destes 10 filmes listados, assisti apenas dois: 'A Origem' e 'Tropa de Elite 2' e ambos são magníficos. Filmes que me fizeram sair do cinema eletrizada, inquieta e satisfeita/surpresa com o que vi. Ah, e 'Alice' foi minha decepção cinematográfica de 2010, mas o Tim Burton está, obviamente, perdoado. =)

    ResponderExcluir
  3. Seus breves comentários do cinema atual me deixam com uma peninha de não ter visto nenhum desses filmes, mas ao mesmo tempo me deixa super orgulhosa do irmãozinho nerd crítico cinemátográfico (a quem eu confio pela indicação de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"). Outra peninha: não há comentário de "72 horas", uma pérola estrelada por Russel Crowe... rs
    Te amo, irmão!

    ResponderExcluir
  4. Errata: na última linha, leia-se "A Fita Branca" onde escrevi "O Quarto Branco"

    ResponderExcluir